segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Aluno on-line de Cara Nova

O Aluno on-line está de cara nova. Agora é PORTAL RUMO À UNIVERSIDADE.
Acesse clicando no site  www.rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br
No canto superior direito clicar em CADASTRE-SE.

Aluno do Castelo Branco, faça sua inscrição!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Inscrição Vestibular UECE

Hoje, 16 de setembro tem início as inscrições ao vestibular da UECE, indo até o dia dia 29. Não deixe pra última hora, acesse o site abaixo e faça sua inscrição.

Vejam o calendário:

DATA
EVENTO
20/10/2013
Exame de Habilidade Específica em Música – EHE - Prova Escrita
Horário: das 09h 00min às 12h 00min
25/10/2013
Exame de Habilidade Específica em Música – EHE - Prova Oral
Horário: a partir das 08h 30min
10/11/2013
Prova da 1ª Fase
Horário: das 09h 00min às 13h 00min
08/12/2013
Prova do 1º Dia da 2ª Fase
Horário: das 09h 00min às 13h 00min
09/12/2013
Prova do 2º Dia da 2ª Fase
Horário: das 09h 00min às 13h 00min

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Simulado ENEM


A plataforma  "Geekie Games - O desafio do Enem", aberta ao público no último dia 31, oferece um simulado inteligente aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao completar um simulado, o estudante recebe um plano de estudos personalizado, feito de acordo com as questões que ele errou durante a prova. A participação no simulado é gratuita e feita inteiramente pela internet. Clique no link:
O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo. A plataforma inclui testes para o estudante treinar seus conhecimentos, aulas on-line e, de 9 a 16 de outubro, um simulado feito nos mesmos moldes do Enem.
As questões usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.
Por isso, a plataforma consegue entender em quais conteúdos o estudante tem mais dificuldade, de acordo com as alternativas que ele escolhe durante o simulado. Assim, é possível montar "missões" que indiquem os temas aos quais o candidato deve se dedicar com mais afinco para evoluir e aumentar sua pontuação.
Inscrição pode ser por login ou por conta no Facebook (Foto: Reprodução)
 
COMO PARTICIPAR

1) Faça a sua inscrição. É grátis
Os estudantes vão poder se inscrever criando uma cum login e senha ou usando o seu perfil no Facebook. O acesso vai permitir acumular pontos nas provas, comparar o seu desempenho com os de outros participantes, e receber um relatório com seus pontos fortes e pontos fracos em cada uma das quatro áreas de conhecimento que são cobradas no Enem.
Plataforma oferece questões nos moldes do Enem (Foto: Reprodução)
2) Teste os seus conhecimentos
Após a inscrição, o participante cai em uma página acesso para testes nas quatro disciplinas do Enem: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Basta clicar em uma delas e começar a responder as questões que vão treinar o aluno para o simulado.
São 36 questões em cada uma das áreas de conhecimento que o estudante pode fazer na ordem que quiser. A prova pode ser feita em qualquer dia e horário de acordo com as possibilidades dos alunos. Não é obrigatório responder às questões de todas as quatro disciplinas, mas o ideal é que o aluno possa medir todo o seu conhecimento das áreas exigidas no Enem.
 
Após a prova simulado traz o desempenho do candidato (Foto: Reprodução/Geekie Games)
3) Veja o seu desempenho
Ao enviar, as respostas serão analisadas e ele vai receber um desempenho em cada uma das provas. O participante vai poder ver quantas questões acertou, e quais foram os pontos fortes e os pontos fracos diagnosticados naquele teste.
Também é mostrado um ranking no qual a nota do aluno é comparada com as de outros participantes e ele pode ver em que posição se encontra no ranking do 'Geekie Games'.
Aulas em vídeo reforçam o conteúdo (Foto: Reprodução)
4) Reforçe o seu conteúdo
A partir dos pontos fracos o candidato tem acesso a aulas online explicando o assunto no qual ele mostrou ter mais dificuldade.
Em texto e vídeo, o estudante pode rever o conteúdo e assimilar melhor a matéria. Em seguida, ele é convidado a fazer testes para detectar se entendeu melhor o assunto.
É preciso completar todas as "missões" enviadas pela plataforma para poder certificar de que tudo foi assimilado. Em seguida, o estudante pode voltar a fazer a prova daquela disciplina elaborada com questões diferentes.
Estudante pode responder a exercícios no formato das provas do Enem (Foto: Reprodução)
5) Faça as outras provas
Náo é obrigatório fazer as quatro provas das disciplinas do Enem para participar do grande simulado final em outubro, mas é recomendável que o candidato teste todos os seus conhecimentos para chegar bem treinado para o exame do MEC.
Cálculo das notas
A plataforma tem três etapas para deixar o aluno melhor preparado para o Enem. Na primeira etapa, quem se inscrever vai poder fazer exercícios das quatro áreas de conhecimento que são cobradas no Enem: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Na segunda etapa, o estudante recebe um plano de estudos destacando seus pontos fortes e pontos fracos que merecem maior atenção. Ao final do processo, de 9 a 16 de outubro, o aluno vai fazer um simulado online no mesmo formato do Enem.
CRONOGRAMA DO 'GEEKIE GAMES'
Inscrições
de 31 de agosto a 9 de outubro
Testes e plano de estudos
de 31 de agosto a 25 de outubro
Simulado online
9 a 16 de outubro
OBS.: O Enem será nos dias 26 e 27 de outubro


As notas são calculadas a partir da TRI. O cálculo final não soma a quantidade de respostas certas, mas a "qualidade" destas respostas. Na TRI, o foco é no item, como é chamada cada questão. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Assim, dois candidatos podem acertar o mesmo número de questões, mas terão pontuações diferentes de acordo com quais questões ele acertou.
A TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros: o poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm; o grau de dificuldade da questão; e a possibilidade de acerto ao acaso (chute)
Pelo "Geekie Games" será possível ao estudante comparar sua nota com a nota de corte dos cursos e faculdades de sua escolha, além de saber que objetos de conhecimento priorizar para atingir seus objetivos.
A plataforma permite ainda que professores, escolas e secretarias de educação tenham acesso ao desempenho dos seus estudantes e possam entender as principais dificuldades dos alunos.
Ranking vai mostrar a pontuação do inscrito em relação aos outros candidatos (Foto: Reprodução)
A inscrição pode ser feita até o dia 9 de outubro, mas o ideal é se inscrever o quanto antes e já poder fazer uso da plataforma na qual o aluno recebe um plano de estudos personalizado feito por professores para que possa estudar usando uma plataforma interativa que identifica como ele aprende melhor.
Na plataforma o aluno tem acesso a textos e vídeos sobre o conteúdo abordado nas provas. Durante esse período o professor e a escola podem acompanhar a evolução e desenvolvimento dos seus alunos e ajudá-los a se preparar para o Enem.
Um ranking atualizado diariamente vai mostrar o desempenho dos alunos por área de conhecimento.
Simulado final
De 9 a 16 de outubro, o estudante vai fazer o grande simulado do Enem. A prova terá os mesmos moldes do exame do MEC: em um dia o aluno responde a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza, em 4h30 de prova, sem interrupções. No segundo dia, terá o mesmo tempo para responder a mais 90 questões, metade de matemática e a outra metade de linguagens e códigos.
Esse simulado será aberto pra todos os alunos, mesmo aqueles que não estiverem utilizando a plataforma. O participante vai receber um relatório personalizado do seu desempenho com a pontuação obtida no simulado e a comparação do seu desempenho com as notas de cortes dos cursos oferecidos no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem 7,1 milhões de candidatos inscritos.







Dia de Cidadania no CCB


No último dia 03 de setembro, o ônibus do TRE esteve no Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco e os alunos tiveram a oportunidade de solicitar e receber na hora o Título de eleitor. Na ocasião foram expedidos em torno de 150 documentos.

Galeria de Fotos





sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Curso para Desenvolvimento de Games

Alunos do Colégio Castelo Branco terão a oportunidade de aprender a desenvolver jogos de um modo super fácil e divertido.
O Ministério da Educação - MEC, por meio da Secretaria Básica de Educação - SEB, em parceria com a UFG/labtime iniciará em setembro deste ano o PROJETO PILOTO do Curso para Desenvolvimento de Games, que será realizado a distância. Esta iniciativa pretende capacitar jovenstalentos para desenvolver técnicas de programação para sistemas e habilidades para a produção de jogos digitais.
Inscrições até 11 de setembro, com início do curso para 16 de setembro.

Inscrições no site 




segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Alunos do CCB já estão na 3ª fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alunos do Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco, avançam para a 3ª fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil. São dez equipes que disputam vagas na final que ocorrerá em Campinas – SP no próximo mês de outubro.
Segundo a aluna Lyane Cardoso do 2º ano D, participar dessa edição da olimpíada é bastante estimulador, pois ela se sente mais curiosa para pesquisar temas históricos e produzir seu próprio ponto de vista sobre alguns fatos da história do Brasil.

Equipes Participantes:

Iracema
                   Beatriz Coelho 1º A;
                   Alex Silva 1º A;
                   Israel Alexander 1º A.

History Ben
                   João Gabriel 1º C;
                   Cleiza de Lima 1º B;
                   Sinderlânia Ferreira 1º E.

Sr. Lunga
                   Ezequiel Bastos 1º E;
                   Luis Fernando 1º E;
                   Larissa Barros 2º C.

K.A.A.L
                   Ana Lúcia 2º A;
                   Kaio Oliveira 2º A;
                   André Luis 2º A.

Anauê
                   Gustavo Pedrosa 2º A;
                   Lyane Cardoso 2º D;
                   Joyce Silva 2º D.

Bode Yoiô
                   Mayara Kelly  3º A;
                   Letícia Rodrigues 3º A;
                   Vitor da Silva 3º A.

The Warrious
                   Roberto Bruno 3º F;
                   Raquel Cavalcante 3º F;
                   Francisco Cláudio 3º F.

Patativa do Assaré
                   Francisco Rafael 3º F;
                   Ana Júlia 3º F;
                   Tarcísio Moreira 3º F.

Like History
                   Gyselle Lima 3º F;
                   Mayrla da Silva 3º F;
                   Clariane Martins 3º F.

Dragão do Mar
                   Pablo Coitinho 3º F;
                   Ismael Nascimento 3º G;
                   Patrícia Carine 3º G.