quinta-feira, 16 de maio de 2013

Roteiro das Avaliações de Ciências Humanas 1º Bimestre


Roteiro das Avaliações de Ciências Humanas
1º Anos
História – Professor: Daniel
  • Conceitos Básicos em História: Tempo, Cultura, Fonte Histórica.
  • A História enquanto ciência.
  • Evolucionismo X Criacionismo.
  • Conceito de Pré-História.
  • Periodização da Pré-História (Período Paleolítico e Neolítico)
  • Conceito de Revolução Neolítica.
  • Ocupação da América e do Brasil.
  • Mesopotâmia (Civilizações Suméria, Babilônia e Assíria; Economia; Religião; Relações com o meio ambiente)

Geografia – Professoras: Sílvia e Victa
  • Conceitos da Geografia;
  • Relação sociedade – natureza e produção do espaço geográfico;
  • Domínio da natureza;
  • Meio técnico- científico - informacional
  • Mapas: definição, linguagens, tipos e componentes;
  • Projeções cartográficas;
  • Escala;
  • Coordenadas geográficas.

Geografia – Professora: Lânia
  • A Evolução do Pensamento Geográfico
  • Capítulos 1 e 2 (Livro de Geografia)
  • Relação sociedade/natureza;
  • A produção do espaço geográfico;
  • Categorias de análise do espaço: lugar, região, paisagem e território;
  • Meio técnico – científico – informacional.

Filosofia – Professor : Gomes
  • Introdução à Filosofia
  • Comentário sobre notícias Brasil/Mundo que causam impactos em nosso cotidiano.
Sociologia – Professor: Judas
  • As Ciências Sociais;
  • Sociologia (origens, principais pensadores e suas ideias);
Sociologia – Professor: Fernando

  • O indivíduo, sua História e a sociedade.
  • Cenário da sociabilidade cotidiana.
  • O Processo de socialização.
      • O que nos é comum
      • As diferenças no processo de socialização
      • Tudo começa na família.
      • Cenários da sociabilidade contemporânea.
  • As relações entre individuo e sociedade.
  • Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais
  • Emile Durkheim, as instituições e o individuo, Max weber, o individuo e a ação social
  • Norbert Elias e Pierre boudieu: a sociedade dos indivíduos.
    Cenário da sociabilidade contemporânea.


2º Anos
História – Professor: Daniel
  • Império Colonial Português (Comércio com as Índias e a chegada ao Brasil)
  • Sistema de Capitanias Hereditárias.
  • Extração do Pau-Brasil.
  • Produção de Cana-de-açúcar.
  • Trabalho escravo na colônia (mão-de-obra indígena e mão-de-obra escrava negra).
  • Atividades econômicas complementares: Pecuária, Agricultura de subsistência, Drogas do Sertão.
  • Ação jesuítica na colônia.
  • União Ibérica.
  • Invasões Holandesas.
  • Mineração.

Geografia – Professoras: Sílvia e Victa
  • Conceitos da Geografia;
  • Ciclos econômicos/sistemas produtivos e formação do território brasileiro;
  • Povos nativos e ocupação do território e exploração do pau Brasil;
  • Açúcar;
  • Pecuária;
  • Ouro;
  • Outras atividades (algodão, borracha, e cacau);
  • Café;
  • Integração do território brasileiro
  • Regionalização do território brasileiro;
  • Regiões do IBGE
  • Regiões socioeconômicas;
  • Desconcentração industrial no território brasileiro;
  • Economia brasileira na atualidade.

Filosofia – Professor : Gomes
  • Introdução à Filosofia
  • Comentário sobre notícias Brasil/Mundo que causam impactos em nosso cotidiano.

Sociologia – Professor: Judas
  • Estratificação Social (conceito);
  • Tipos de estratificação social (os estamentos, as castas e as classes);
  • Mobilidade Social;
  • Prestígio, poder e status social.


3º Anos
História – Professor: Patricia
  • Capitulo I - Imperialismo na África e na Ásia;
  • Capitulo II - O Brasil na primeira República;
  • Capítulo III - Primeira Guerra Mundial.

Geografia – Professoras: Lânia
  • CAPÍTULO I
  • O que é capitalismo?
  • Fases do desenvolvimento do capitalismo
  • Divisões de mundo
  • Socialismo
  • CAPÍTULO II
  • Mundo no pós II Guerra mundial
  • Bipolaridade
  • Fim da URSS
  • Nova ordem mundial

Filosofia – Professor : Gomes
  • Introdução à Filosofia
  • Comentário sobre notícias Brasil/Mundo que causam impactos em nosso cotidiano.

Sociologia – Professor: Judas
  • Cultura (conceito);
  • Formas de transmissão da cultura;
  • Aspecto material da cultura;
  • Aspecto não-material da cultura;
  • Identidade cultural;
  • Etnocentrismo;
  • Relativismo cultural;
  • Cultura erudita e cultura popular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário